Luminária centenária de origem francesa é furtada da fachada do Theatro Treze de Maio

Luminária centenária de origem francesa é furtada da fachada do Theatro Treze de Maio

Fotos: Arquivo Pessoal

Durante a madrugada desta quinta-feira (4), uma das principais fachadas históricas do centro de Santa Maria foi alvo de vandalismo. Cartão-postal da cidade com sua imponente arquitetura, o Theatro Treze de Maio teve uma de suas três arandelas furtadas.

As luminárias, instaladas na fachada do prédio em sua reinauguração em 1997, de origem francesa e fabricada em 1910, foram adquiridas em um antiquário de Porto Alegre.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A diretora do Theatro, Ruth Péreyron, contou ao Diário que foi feito um boletim de ocorrência nesta quinta-feira (4), comunicando o desaparecimento da peça.

Conforme ela, com os tapumes que cercam as obras de revitalização da Praça Saldanha Marinho, as câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (Ciosp) acabam tendo seus registros comprometidos pela falta de visibilidade. A diretora informou que o Theatro possui apenas câmeras internas.


— É uma tristeza. Nunca teremos como recuperar isso. Nós estamos muito desprotegidos, sem poder recorrer às câmeras dali. Vai ficar tão feio agora, aquilo assim, né? Faz parte de toda a fachada do Theatro, e agora que a praça vai ficar bonita, pronta.


Tombado pela prefeitura em 7 de novembro de 2014, o Theatro Treze de Maio é destaque pela sua importância cultural para Santa Maria e também pela arquitetura de sua edificação de 1890. As luminárias da fachada constam como elementos citados no decreto de tombamento.


Contatada pelo Diário, a prefeitura de Santa Maria não retornou o e-mail até o momento da publicação desta notícia.


Furtos na Praça Saldanha Marinho

O ano de 2023 se encerrou sem notícia sobre o paradeiro dos três bustos furtados da Praça Saldanha Marinho em abril do ano passado. As obras não foram encontradas pela Polícia Civil. A investigação, finalizada em agosto, apontou os autores do crime, mas não conseguiu localizar as estruturas em bronze em homenagem ao poeta Felippe D’Oliveira, ao fundador da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mariano da Rocha, e ao ator Leopoldo Fróes. Já a sindicância aberta na prefeitura como desdobramento da polêmica envolvendo o caso terminou inconclusiva. Quanto à reposição dos bustos na principal praça de Santa Maria, a prefeitura informou que, por enquanto, não há plano.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Familiares e amigos realizam cortejo de despedida a trabalhador morto por um raio em São Gabriel Anterior

Familiares e amigos realizam cortejo de despedida a trabalhador morto por um raio em São Gabriel

Carroceria de caminhão cede e carga de madeira cai às margens da BR-392 em Santa Maria Próximo

Carroceria de caminhão cede e carga de madeira cai às margens da BR-392 em Santa Maria

Polícia/Segurança